Notícias
 

23/6/2023
Ciencia e Tecnologia
Anvisa alerta sobre intoxicações por saneantes
Gov.br

A Agência recebeu três notificações de intoxicações em ambiente hospitalar, devido à mistura indevida de saneantes.

nvisa, por meio da Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON), recebeu três notificações de casos de intoxicações decorrentes da exposição ocupacional, em âmbito hospitalar, a uma mistura indevida de saneantes à base de quaternários de amônio, biguanida (Indagerm 5G®) e hipoclorito a 1%. Por esse motivo, a Agência alerta: é importante respeitar sempre as instruções do fabricante quanto às condições de uso dos saneantes.

Entre os sintomas apresentados pelas pessoas intoxicadas, foram relatados: irritação na pele e nos olhos, ardência no nariz, cefaleia (dor de cabeça), além de lesões eritematosas (vermelhidão na pele) e pruriginosas (que provocam o desejo de coçar) por todo o corpo. Um dos trabalhadores, exposto à mistura de saneantes de forma não intencional durante a desinfecção de leitos hospitalares, precisou de atendimento médico especializado, caso classificado como evento adverso grave.

Além de respeitar, rigorosamente, as instruções do fabricante com relação às condições de uso dos saneantes, é fundamental evitar misturas e/ou interações indevidas de produtos químicos diferentes durante a limpeza e a desinfecção de ambientes hospitalares.

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-alerta-sobre-intoxicacoes-por-saneantes

Voltar

 
 
 
 
 

Acesse nosso Twitter

 
 
Patrocinadores e Apoiadores do Encontro ABRASP 2023



Rua Alvorada, 1289 – 10º andar sala 1016 – Edifício Vila Olímpia Prime Office
Vila Olímpia – São Paulo, SP. Fone: (11) 3044-0781
 
Desenvolvimento: Interpágina